Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História da Cidade / Locais Históricos / Capela Santa Cruz do Monte

Capela Santa Cruz do Monte

Foto: Zé Guilé

Da pequena colina, a singela e bonita capela de Santa Cruz do Monte, preciosa joia da arquitetura barroca, reina solitária sobre a cidade. Seu construtor foi o Cônego Manoel Francisco de Moraes, coadjuvado pelo Sr. Ignácio Teixeira da Cunha, na época Coletor da Vila. Não temos a data exata de sua construção. Possivelmente tenha sido no ano de 1879, conforme consta no Livro do Tombo.

Destruída e saqueada, a Capela de Santa Cruz do Monte foi totalmente reconstruída no ano de 1982, por iniciativa da Administração Municipal. O trabalho de reconstrução só foi possível devido aos desenhos detalhados, feitos em 1950, anteriores à sua quase total ruína, feitos pelo Sr. Mauro Ferreira Guimarães.

Esses desenhos orientaram o habilidoso marceneiro e restaurador, Camundo Americano de Faria na execução de seu trabalho, surgindo das ruínas o tesouro que os carmenses já haviam perdido.

Fonte: Livro "Cem anos de Carmo do Arraial Novo", de Hélio Hilton Rezende