Secretária presta esclarecimentos sobre ações de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Martins Vargas, compareceu à Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba, nesta segunda-feira (29/09), para prestar esclarecimentos sobre a área da cultura e o andamento da reforma da Escola Municipal Dilza Maria de Oliveira. A reunião foi convocada pelo vereador Rodrigo Alves dos Santos (PL).
A Secretária detalhou o orçamento da Cultura, mencionando que a pasta utiliza recursos próprios e também verbas de outras fontes, como a Lei Aldir Blanc. Ela informou que a Lei Aldir Blanc está prevista para liberar recursos federais em novembro, e a Secretaria já elaborou um plano de ação para apoiar trabalhadores e grupos culturais do município, incluindo premiações e auxílio financeiro para artistas e entidades como o Karatê, Capoeira, Congado, Fanfarra e o Museu da Estrada.
Um dos principais pontos abordados foi o Museu da Estrada, que não conseguiu receber emendas impositivas de gestões anteriores. A secretária e sua equipe esclareceram que o problema reside na falta de documentação da associação responsável. A Secretaria está oferecendo total apoio para regularizar a papelada e garantir que o recurso seja liberado o mais rápido possível.
Em relação ao patrimônio cultural, a secretária informou os planos para bens tombados:
Rua Calçada de Pedras: O Secretário de Obras, Luiz Carlos dos Santos, confirmou que o trabalho de manutenção é manual e lento, para evitar danos ao patrimônio.
Fonte das Lavadeiras: Será feito um investimento em câmeras de segurança para inibir vandalismo e invasões.
Antiga Caixa D'água: Será retirada do inventário cultural, pois a estrutura está em estado precário e a reforma é inviável.
A Secretária também tratou dos eventos culturais:
O tradicional Festival Cultural não foi realizado este ano devido ao decreto de contenção de gastos, mas há o compromisso de retomá-lo em 2026 em novo formato.
O município realizará o Natal Luz, com shows e atrações planejadas para o final do ano.
O Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da cidade, em 4 de outubro, está confirmado. Será um momento cívico mais breve e simples, com a participação dos alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, fanfarras da região e banda do 15º Batalhão da Polícia Militar.
A Secretária assegurou que as informações sobre os gastos da Cultura são transparentes e acessíveis no Portal da Transparência e nos editais públicos.