Projetos celebram produtores de leite e personalidades locais
A Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba realizou, nesta segunda-feira (29/09), a 16ª Reunião Ordinária de 2025. Entre os destaques da pauta, esteve a aprovação unanime de três Projetos de Lei que buscam preservar a memória de personalidades locais e valorizar os produtores de leite do município, além da apresentação de nove indicações relacionadas a demandas da população.
O Projeto de Lei nº 72/2025, de autoria do vereador Eduardo Almeida (Podemos), propõe a alteração da denominação da Estrada Municipal Carmo a Serra do Salitre para Avenida Clarimundo Torquato da Silva. A homenagem reconhece a trajetória do produtor rural, comerciante e ex-vereador, lembrado pelo espírito visionário, pela dedicação à agricultura e pecuária e pelo trabalho em prol da valorização dos trabalhadores do campo. Clarimundo também atuou na vida pública entre 1983 e 1988, sendo vice-presidente da Câmara em dois mandatos.
Outro ponto relevante foi o Projeto de Lei nº 75/2025, assinado por cinco parlamentares, Eduardo, Geraldinho (PSDB), João Pedro (União), Paula Lima (PL) e Rodrigo Alves (PL), que institui o “Dia Municipal do Produtor e da Produtora de Leite e seus Derivados”. A iniciativa busca valorizar uma das categorias mais representativas da economia local, reforçando a identidade de Carmo do Paranaíba como um município de forte vocação agropecuária, especialmente na produção de leite e na cadeia de derivados.
Já o Projeto de Lei nº 79/2025, de autoria da vereadora Silvânia Lopes (MDB), denomina a praça localizada no entroncamento da Rua Cândido Lataliza com a Rua Cristiano Lourenço como Praça Abadia Moreira de Souza Cunha e Silva. A iniciativa presta homenagem póstuma a uma cidadã que se destacou pela dedicação comunitária, pelo cuidado com o espaço público e pelo legado de solidariedade e amor ao próximo.
Além dos projetos, foram apresentadas nove indicações ao Executivo Municipal, com pedidos que variam desde melhorias em infraestrutura urbana e rural, como recuperação de meio-fio, construção de ponte, encascalhamento de estradas e instalação de caçamba de lixo, até a criação de programas voltados à qualidade de vida da população, como o de Educação Física Gerontológica. Também foram solicitadas ações de urbanização e limpeza em Quintinos, instalação de banheiros químicos na feira da Praça São Francisco e cobertura para o espaço de descarte de resíduos sólidos.
Na tribuna, o servidor público Igor Charles Alves de Oliveira, cobrou valorização da categoria dos motoristas, destacando que há mais de 10 anos recebem apenas um salário mínimo, sem reajuste, mesmo enfrentando riscos diários nas estradas e acumulando horas extras não pagas. Ele pediu união dos vereadores para pressionar o prefeito a enviar um projeto de aumento, lembrando que em cidades vizinhas os salários são quase o dobro.
Os vereadores reconheceram a legitimidade da reivindicação, mas ressaltaram que apenas o Executivo pode propor reajuste. Comprometeram-se, entretanto, a intermediar uma reunião com o prefeito, cobrando o cumprimento das promessas de campanha e melhores condições de trabalho para motoristas e demais servidores públicos.
